quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Criminologia, como sonho para ingressar na faculdade.

Depois de termos efectuado algumas pesquisas, e como um dos objectivos do grupo é o de informar sobre as saídas profissionais, relacionadas com este tema, apresentamos algumas informações mais gerais sobre o curso de criminologia e mais tarde os requesitos de cada faculdade.

SAÍDAS PROFISSIONAIS:
Os criminólogos portugueses desenvolverão a sua actividade profissional, à semelhança do que acontece noutros países, nos seguintes contextos institucionais: forças policiais, sistema prisional, serviços de reinserção social, centros educativos para menores delinquentes, centros de protecção de crianças e jovens, centros de acolhimento e de assistência a vítimas, centros e projectos de prevenção e tratamento da toxicodependência, autarquias, projectos de prevenção na área da criminalidade e da segurança, projectos de investigação científica e ensino da criminologia. Nesses contextos, os licenciados em Criminologia estarão aptos a desenvolver as seguintes actividades: análise criminológica (identificação rigorosa de problemáticas e seus contextos, a fim de propor soluções concretas que reduzem a frequência de uma forma particular de crime ou de favorecer uma gestão mais adequada de programas); elaboração e planeamento de políticas criminais, concepção e execução de programas de prevenção, intervenção clínica, intervenção comunitária, mediação, consultadoria em diversas áreas, concepção de políticas sociais e penais (designadamente concepção de programas especiais para delinquentes ou vítimas e reforma dos sistemas de escolha e gestão das medidas penais), investigação científica e ensino.

Espera pelo próximo vestígio.

67 comentários:

  1. RIC, eu gostaria de pergunta se existe faculdade de criminologia. Eu sou fã de Criminal Minds, CSI e outros. Tudo bem, são apenas séries. Mas é que eu me facino com estas técnicas, principalmente no CM. Caso você tiver algo que possa me fazer a pensar nessa carreira por favor poste um comentário aqui. Espero anciosamente. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cá.. Também sou fã dos métodos de Criminal Minds, após esses 4 anos, espero que tenha conseguido conquistar a carreira desejada.

      Excluir
    2. Olá Cá.. Também sou fã dos métodos de Criminal Minds, após esses 4 anos, espero que tenha conseguido conquistar a carreira desejada.

      Excluir
    3. Tambem queria trabalhar na area de criminologia <3

      Excluir
  2. Olá!
    Antes de mais, deixem-me felicitá-las pela iniciativa de quererem esclarecer as pessoas acerca de uma área que, pelo que percebi, vos fascina e poderá fascinar muita mais gente.
    De facto era bom que toda a gente fizesse escolhas esclarecidas para que não se arrependessem quando entram na faculdade, nem se tornassem profissionais frustrados (perdoem-me a expressão). Por esse motivo resolvi deixar o meu comentário, não como simples crítica, mas como uma crítica construtiva, para que o vosso trabalho possa ser o mais aproximado possivel à realidade.
    Ao ler o que escreveram, fiquei com a sensaçao que estão a limitar muito a Criminologia à investigação criminal, polícias, apanhar criminosos,traçar perfis, recolha de provas, etc... Emboram tenham falado das saidas profissionais e as competencias correctas que o curso de Criminologia poderá proporcionar, creio que não tiveram em atenção o significado nem compreenderam o alcance que essas saidas podem ter.
    Criminologia não é sinónimo de investigação criminal.
    Se me permitem deixem-me dar algumas dicas para pesquisa:
    - A diferença entre Criminologia e a Criminalistica;
    - Direcçao Geral de Reinserção Social
    - Direcçao Geral dos Serviços Prisionais
    - Programas de Prevençao Criminal
    - Programa "Escolhas" (tem uma vertente focada na prevenção da delinquencia Juvenil)
    - Vitimologia

    Vão encontrar uma realidade um bocadinho além do mundo das policias e forças de segurança...
    Têm tudo disponivel na internet.
    Se tentarem procurar o que há sobre ccriminologia em Portugal, não deverão encontrar muita coisa, ou pelo menos com qualidade, uma vez que é uma área nova no nosso país e ainda há pouco conhecimento e alguma confusão!

    Mais uma vez, desculpem-me a intromissão e boa sorte com o trabalho ;)

    Ana Faria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Candidatei-me às licenciatura de Direi e Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto e entrei nas duas. Estou feliz mas angustiada.
      Gostaria que me aconselhassem se devo seguir Direito ou Criminologia. A nível de mercado de trabalho, não sei qual será a melhor opção para daqui a 4 anos...
      Muito obrigada,
      Marta

      Excluir
    2. Olá Marta,
      Pelo seu comentário vejo que tenho exatamente as mesmas dúvidas que a Marta teve o ano passado.
      Gostaria que me dissesse qual foi a sua escolha para que assim me possa esclarecer a melhor saida... Direito ou Criminologia.

      Obrigada e espero que a sua escola tenha sido a mais acertada,
      Catarina

      Excluir
  3. oi ric eu sou muito fã da policia e de td q envolve a lei eu tbm queria saber como eu faço para estudar faser faculadade se tem? se tem essa faculade.
    poie eu sou muito fão de vcs e espero anciosa pela resposra de vcs.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Sou aluna de 12ºano, a minha média é positiva mas n mt alta, ronda os 13/14.
    Eu adorava entrar numa faculdade de Invistigação criminal, sou fanatica por isso mas não tenho mt informaçao sobre isso. gostaria de saber as Faculdades em q me puderia escolher.

    ResponderExcluir
  5. oi eu sempre quiz ser uma investigatora mais ainda nao achei um curso serto thal

    ResponderExcluir
  6. Amigos É URGENTE DESPERTAR numa perspectiva VERTICAL do DISCERMIMENTO; Sobre a CRIMINOLOGIA que DEVE ser estudada, questionada e BANIDA, digo-vos que o FOCO da Vossa Consciência Superior deve ser dirigido para o que estão a fazer os pseudo-Protectores da Humanidade que temos reunidos em Lisboa, junto ao TEJO; os Senhores do MUNDO(ano), contra a mais elementar DIGNIDADE HUMANA: o DIREITO À SAÚDE, AOS ALIMENTOS, À FELICIDADE, À PAZ; À VIDA! Os milhões que são DESVIADOS dos erários públicos para fins obscuros enfeitados por discursos nada convincentes, dariam para realizar entre os Homens de todas as Nações, o Paraíso na Terra! Preocupação com a criminologia no Plano Horizontal (trabalhar sobre efeitos e não as CAUSAS) são paliativos ilusórios que só adenssam o progressivo CAOS que nos está a assolar! A exemplo; Os produtores do ASPARTAME sabem que ele é um NEUROTÓXICO MORTAL na Génese das mais modernas doenças degenerativas e cancerosas e, no entanto, cada vez há mais centenas de produtos alimentares e outros que o contêm! outro exemplo, sobre o qual todos temos que participar activamente com um veemente NÃO: a Cee quer fazer passar uma LEI em Abril de 2011 que porá FIM às MEDICINAS ALTERNATIVAS, Produtos Naturais e Dietéticos, etc.
    Junto site PETIÇÃO:35 milhões Assinaturas/PETIÇÃO, até Março 2011: www.grammasintl.com/html/products/campaigns.asp
    http://www.grammasintl.com/html/campaigns/video_ontheedge.asp
    Guests Dounne Alexander MBE, FRSA (Founder), and Dr Robert Verkerk (Science Director of The Alliance for Natural Health), join forces to expose the dangers of EU Directives coming into force from 1st.January 2010, which threatens to ban valuable natural foods, vitamins, minerals, herbs, ancient traditions, plus take away our Consumer Rights & Health Choice.
    ~~~~~~~~~~~~~~~~
    para mais Informação, Leiam artigos de: Russell L. Blaylock, M.D., Mancy Marckle, LOUIS ELSAS, M.D. (GENETICS) TESTIFYING TO CONGRESS ON ASPARTAME AND BIRTH DEFECTS, ABRE TUS OJOS: El poder que mata la muerte - www.youtube.com - ES EL NUEVO NACIMIENTO Y EL INICIADO ...HA MUERTO LA MUERTE QUE MATA AL HOMBRE: ES EL NUEVO NACIMIENTO Y EL INICIADO SE ENCUENTRA CON LA SEGUNDA VENIDA DEL HIJO DE LA LUZ, que dice: "Y el hombre que entiende este conocimiento LO ENGRANDECE Y MAGNIFICA...Vídeos de sweet misery a poisoned world – s/ASPARTAMEhttp://topdocumentaryfilms.com/sweet-misery-a-poisoned-world/http://products.mercola.com/sweet-misery-DVD/http://www.dorway.com/aspartame-primer/, http://www.bibliotecapleyades.net/sociopolitica/sociopol_globalelite.htm, Rauni Kilde - Projeto Illuminati (Dublado) - http://www.4shared.com/video/ExJfKTlv/Rauni_Kilde_-_Projeto_Illumina.htmlPLANO ILLUMINATI PARA ELIMINAR 2/3 DA HUMANIDADE Rauni Kilde revela no vídeo "O Plano Illuminatio" - (Dublado

    ResponderExcluir
  7. termino agora o 12º ano. quero seguir investigacao criminal! existem, facildades expecificas para tal? gostaria de saber informçoes..
    cmpts

    ResponderExcluir
  8. Boa noite. Estou quase a terminar o 12º ano. A minha média ronda os 16,8. quase 17. É uma boa fasquia para entrar na faculdade, no curso de Criminologia? Cumprimentos

    ResponderExcluir
  9. para ser um criminologista tem que fazer uma faculdade de direito ? E depois se especializar em Investigador criminal correto ? ... [Gostaria que você (RIC) me respondesse sobre]... Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. boas, os senhores tem que ler mais á cerca deste curso, esta tudo muito mal informado e a viver no mundo do CSI

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos, acho que se estão interessados em investigação criminal, nomeadamente a nível forense( ao que chamam CSI, Mentes Criminosas, etc), não deviam pensar que o curso de criminologia vos dá aptidões para tal. Se é esse o vosso objectivo, optem por Ciências Forenses, é o curso que mais de assemelha a esse tipo de séries.Eu falo por experiência pois frequento o curso de criminologia e não é por causa das séries, mas sim pelo fascínio de compreender e estudar o delinquente, as suas motivações e o motivo pelo qual o leva à prática criminosa, e não pela a análise forense do crime em si, pois a licenciatura de criminologia, não dá esse tipo se aptidão. Pensem bem naquilo que querem, pois não se devem guiar por séries, que são completamente irrealistas, e vos dá uma ideia completamente errada da análise forense nomeadamente a nivel de rapidez, descoberta, analise e identificação, esse tipo de séries até podem ser muito motivantes mas nao passam de series. Nao baseiem o vosso futuro porque esta na moda.
    Na minha opinião o curso é muito interessante, mas se pensam que vão ser Horatio's nem vale apena gastar tempo a fazer a candidatura, pois no vosso primeiro dia de aulas, apercebem-se logo que não é o CSI, e depois vão ter de mudar de curso.

    ResponderExcluir
  12. E para completar, se estiverem mesmo interessados:
    -A licenciatura em criminologia pode ter 3 ou 4 anos depende da faculdade.
    - Quem se licencia em Criminologia, é criminólogo, não é criminologista.
    - E não tens de te licenciar em direito, pois criminologia também é uma licenciatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque dizes que é criminólogo e não criminologista? É uma dúvida que tenho há já algum tempo. Estou no 2º ano de criminologia e ainda não percebi qual o termo correcto,tal é a desorganização da sociedade que nem sabe o que nos há-de chamar. Alguns dos licenciados em criminologia mais mediáticos do nosso país auto-denominam-se de criminologistas como é o caso do Barra da Costa. Por outro lado, bem sei que a língua portuguesa descende do latim e por isso deveria ser criminólogo, explicou-me uma professora. Pena que a professora percebia muito de criminologia mas pouco de português. A nossa língua é rica em estrangeirismos, seja na sua forma pura ou adaptados ao português, e por isso mesmo não me admiraria de o termo mais correcto ser criminologista. Já agora, que nome dás a um perito em patologia?

      Excluir
    2. Nem mais! Eu continuo a insistir no Criminologista!

      Excluir
  13. Ola tenho 16 anos curso ainda o ensino médio,pretendo terminar meus estudos e ir direto pra faculdade...Pretendo fazer criminologia mas não sei oque significa direito.Isso tudo por culpa do CSI.
    Oque eu poderia fazer?

    ResponderExcluir
  14. - Quem se licencia em Criminologia, é criminólogo, não é criminologista.

    Caro colega, não concordo com isso até porque acabei de tirar a licenciatura e intitulo-me como Criminologista ;).

    Ambas estão corretas, apesar de criminólogo ser uma palavra brasileira.

    Saudações académicas =)

    ResponderExcluir
  15. eu tenho 11 anos e meu sonho é ser investigadora criminal =)

    ResponderExcluir
  16. ola, eu sempre gostei de acçao de policia e lei , o sou apaixonado por ncis:los angeles , e adoro armas , eu tenho 13 anos e queria saber o que é preciso para seguir isso e qual é o nome mesmo daqueles que trabalham com armas e isso tudo, ajuda sff obrigado

    ResponderExcluir
  17. Ola galera ..bom eu li todos os comentarios, e gostaria de saber qual a faculdade, e se tem algum curso que possa me ajudar a ser investigador criminal dentro do Brasil, sei que muitos devem pensar que faço isso porque vi a serie CSI, mas na verdade é pq sempre tive facilidade em montar casos e desifrar coisas, se alguem puder realemente me ajudar ..e me informar e orientar porfavor .. entrem em

    ResponderExcluir
  18. email de contato do comentario de 11 de setembro de 2011 referente ao horario de 08:52

    jukinha1990@gmail.com porfavor aguardo ajuda e dicas

    ResponderExcluir
  19. No Brasil não há oferta do Curso de Criminologia, infelizmente. Para quem não quer ou não tem condições de estudar fora do país, onde há a oferta deste curso, vale a ideia de fazer Direito que dará uma ótima base das leis e de Direito Penal e posteriormente, fazer uma especialização na área.

    ResponderExcluir
  20. Quero trabalhar no local do crime e analisar os vestigios encontrados,mas nao sei em que me especializar,talvez medicina ou biomedicina,quimica...existem tantas opcoes que fico confusa,por favor me ajudem.

    ResponderExcluir
  21. Eu também estou a tirar a licenciatura em Criminologia e o curso é de facto muito interessante mas nao tem nada haver com csi para quem gosta da investigação criminal deverá optar por tirar um curso nas forças policiais e quem prefere a análise dos vestigios do crime(criminalística) deverá optar por ciencias forenses.Criminologia estuda o comportamento desviante e a reacção social ao mesmo isto engloba o estudo do agressor da vitima ,direito,psicologia forense,sociologia forense,pois o fonómeno criminal não é homogeneo e torna-se necessario compreender todas as vertentes que este mesmo acarreta.Um criminólogo (origem latina) ou um criminalista(origem inglesa) no mercado de trabalho tem diversas opções e apos a licenciatura deverá especializar-se na área em que quer trabalhar,pode ser na prevenção do crime,implementando politicas criminais para evitar que o criminoso volte a reincidir (instituições penintenciárias,centro de menores ,direcção geral da reinserção) pode também trabalhar com a vitima(centros de apoio à vítima) e também na área da investigação criminal contudo para isso a lincenciatura de criminologia não é suficiente.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de me especializar na area de IC por gentileza como e aonde consigo efetuar e me aprofundar nessa area, cursos ou ensino superior, onde fica uma unidade ou campos mais proximo de SP para se tornar um especialista em IC?

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Estou no 12º ano e gostaria de ser investigadora criminal.
    O que devo de fazer?

    ResponderExcluir
  24. que area do sencudario devo seguir para tirar investigaçaõ criminal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tanto dá humanidades como ciências e tecnologias

      Excluir
  25. Ninguem tira cursos de investigação criminal numa faculdade!nas faculdades apenas tiram criminologia, direito e ciencias criminais.

    Para trabalharem na investigação criminal tem de concorrer as forças policiais. Depois de estarem dentro de uma força policial, aí sim, quem tiver capacidades e aptidão para as funções de investigação tiram o curso dentro das forças policiais.

    E por favor, não confundam criminologia com a serie CSI.
    Quem quiser ir para o CSI tem que ir para Actor/atriz porque aquilo é tudo ficção!! O mais parecido que existe com o CSI é a criminalistica!

    Cumprimentos.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Entrei em Criminologia na FDUP, foi a minha 1a opção e o que eu sempre quis, mas devido às ultimas notícias sobre o curso, tenciono candidatar-me à 2a fase em Direito (que alegam que Criminologia nao é um curso certificado, que ser criminólogo não é considerado profissão, e que tem pouquíssimas saídas profissionais).
    O que me aconselham?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  27. Olá Beatriz!
    Eu também tenho as mesmas dúvidas pois entrei em Criminologia e Direito e não sei o que fazer...alguém pode ajudar, aconselhar, esclarecer?
    Eu preferia criminologia mas dizem que este curso nõ tem saídas profissionais, que a profissão não é reconhecida, etc.

    Muito obrigda,
    Maria

    ResponderExcluir
  28. - Oii sou Carol e eu queria saber onde tem faculdades de Criminologia, sou muito fã de CSI eu amo muito, e meu desejo eh me formar nisso, agradeço muito se vocee me ajudaar. Bjs.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faculdade de direito da universidade do porto;
      Instituto superior da Maia;
      Instituto Fernando Pessoa;
      Universidade Lusíada do Porto

      Excluir
    2. pode-me informar das privadas qual é a melhor universidade?
      Obrigada
      linapereira33@hotmail.com

      Excluir
  29. olá! sou dede kalama detective criminal cursado no rio de janeiro, queria fazendo novo curso da criminologia pra aperfeiçoar a minha especialidade

    ResponderExcluir
  30. ola eu estou no 9ºano e gostava de saber que area tenho de seguir para tirar criminologia

    ResponderExcluir
  31. Eu gostaria de me tornar detective na pj ou assim, alguem, pode me explicar se criminologia é um curso que posso usar para alcançar este fim? Obrigado :)

    ResponderExcluir
  32. Olá! Vou acabar o 9º este ano, mas não sei que curso hei de escolher no 10º, pois queria que fosse já algo que me preparasse para os lados da investigação! Alguém tem uma opinião? É muito urgente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opta primeiro pelo curso onde sabes que vais conseguir ter boas notas. opta pelas disciplinas onde sabes que consegues. se estiveres interessado em criminologia, por exemplo, podes seguir, linguas e humanidades. não sei. depende só de ti :)

      Excluir
  33. tenho 13 anos e sou uma rapariga , adoro investigação criminal e é isso que quero seguir , mas não sei o que é preciso fazer para conseguir este cargo .
    podem ajudar por favor ?
    agredeço :)

    ResponderExcluir
  34. Olá a todos!
    Acabei de entrar na FDUP em Direito, mas estou tentada a ir á segunda fase de criminologia! A minha dúvida é se valerá a pena tendo em conta a situação de Portugal e, qual dos dois cursos podia ter mais "sucesso" lá fora? Para quem está em Direito..é um bom curso a nível de assuntos/conteúdos "interessantes"? Obrigada desde já! :)

    ResponderExcluir
  35. Olá
    Eu também gostava muito de entrar em criminologia mas não sei bem se as saídas profissionais são fiáveis, alguém me pode ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
  36. Olá
    Gostava de saber quais são as melhores Faculdades de Criminologia, podem ajudar por favor ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porto existe várias mas mais para a zona Centro/Sul existe Inst. Superior Egas Moniz, Costa da Caparica.

      Excluir
  37. Olá, eu estou no 10º ano em Ciências e Tecnologia em Lisboa. Estou focada em seguir Ciência Forense e infelizmente não sei onde posso concluir o meu 12º ano aqui perto porque a escola que frequento não tem professores de antropologia e como sei que é uma disciplina que existe em Cincias forense eu estou a ficar sem opções porque não encontro uma aqui perto. Podem ajudar-me por favor?

    ResponderExcluir
  38. Eai pessoal me tire uma duvida que curso faço para ciencias criminais.

    ResponderExcluir
  39. Olá pessoal, gostaria de saber aonde os criminologistas trabalham ?

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde!
    Qual e a media para entrar em criminologia? Preciso mesmo de saber,
    Cumprimentos!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde
    Será que me podem dizer qual o curso do 10 ano mais acertado para seguir criminologia no futuro???
    Obrigada

    ResponderExcluir
  42. Pode-se atuar na área de perito criminal prestando um concurso. Veja: http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/policia-civil-de-sao-paulo-prepara-concurso-para-3176-vagas-em-2015/?cHash=44a06dc0c2beff20a2fa89baf7752013

    Antes podia prestar o concurso que tinha apena o segundo grau, porém este ano percebi que estão pedindo nível superior . O perito precisa ter curso superior. A vantagem é que o diploma pode vir de várias áreas, como química, física, medicina e engenharia, biomedicina, engenharia.entre outras.
    Uma faculdade que me parece ser ideal para o cargo é a de Química forense. Veja no site:

    http://wp.ufpel.edu.br/qforense/institucional/

    Pode ter tb a pós-graduação em Ciências Forense.

    Veja no site:

    http://www.oswaldocruz.br/pos/cursos/curso.asp?id_curso=160

    Espero ter ajudado, abraço

    ResponderExcluir
  43. Outro site interessante que fala como se tornar um perito criminal. Veja:
    http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-tornar-um-perito-criminal

    ResponderExcluir
  44. ola, gostaria de saber qual é a diferença no curso de Ciências Forenses e Criminais e Ciências Laboratoriais Forenses

    ResponderExcluir
  45. olá, gostava de saber se ao ir para a universidade tirar o curso de direito posso seguir criminologia depois.. era mesmo importante eu saber isso.. alguém me pode ajudar??

    ResponderExcluir
  46. Ola amo esse curso estou aprocurar me aprofundar mas nesse assunto estou a fazer afaculdade de direito e a cada dia me apaixono mas esse curso de direito se espalha em muitos ramos e estou agostar de criminologia.

    ResponderExcluir
  47. Ola amo esse curso estou aprocurar me aprofundar mas nesse assunto estou a fazer afaculdade de direito e a cada dia me apaixono mas esse curso de direito se espalha em muitos ramos e estou agostar de criminologia.

    ResponderExcluir
  48. Olá. Gostava mesmo muito de saber quais são as médias e os exames precisos no secundário para tirar este curso? Por favor

    ResponderExcluir
  49. Qual melhor país para ser um criminologo?

    ResponderExcluir
  50. Necessita de outro curso antes da criminologia?

    ResponderExcluir
  51. Olá' eu gostaria de saber uma coisa. Eu tirei o curso de Técnico de Gestão mas o que eu gostava mesmo era de ir para a alguma universidade que tivesse a ver com Criminologia..acha que é possível entrar em alguma universidade ? E que disciplinas a mais teria que fazer ?

    ResponderExcluir
  52. Olá... eu tenho uma pequena dúvida... Na minha escola, pra o ensino secundário posso seguir para Ciências Naturais e para Humanidades... Qual destas a Criminologia lhe corresponde???
    Aguardo a resposta...

    ResponderExcluir